17 de Outubro – Conferência “O som como vibração da vida”, por Jonas Runa

Quarta-feira | 17 de Outubro
Auditório do Museu Colecção Berardo | 18 h Entrada Livre Livre

Abstract

O som tem um potencial imenso para a pesquisa científica e artística, revelando conexões profundas tanto à física fundamental quanto à psique humana.

Nesta conferencia, serão abordadas, de forma anárquica:

  1. as relações entre o som como entidade científica e o som enquanto percepção
  2. exploração das consequências da autonomia do Ruído
  3. as fronteiras entre a computabilidade e a criatividade na música electrónica de arte, do ponto de vista da Artistic Research*.

Os três problemas são pistas que permitem, finalmente, chegar à interpretação da consciência como a música da natureza, e esboçar um conceito da filosofia da música desenvolvido em colaboração com o musicólogo Jorge Lima Barreto – a Energia Musical Irrealizada.

* Artistic research: Pesquisa interdisciplinar, englobando ciência, técnica, teoria e/ou tecnologia, que assenta na criação artística do próprio autor; Música como arte-ciência.

Conferencista

João Manuel Marques Carrilho (JONAS RUNA) é Compositor e Investigador.

Doutorado em ciência e tecnologia das artes,
Professor Universitário – Ciência e tecnologia do som/Universidade Lusófona.

As suas obras foram apresentadas no Museo Guggenheim Bilbao, na 55ª e 56ª Bienal de Veneza, no 798 Art District (Pequim), no ARoS Aarhus Kunstmuseum, na Galerie Scheffel (Frankfurt), na Logos Foundation (Ghent), no Museo de Arte Contemporáneo (Santiago do Chile), no Théâtre de la Ville (Paris), no Arnold Schoenberg Hall (Haia), na Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa) e na Casa da Música (Porto), entre outros.

Criou, com Jorge Lima Barreto, o duo Zul Zelub, para piano e música electrónica de arte.

28 de junho – GAME OVER

Dia 28 de junho é dia de Festa. É o dia de encerramento das atividades letivas do DCC.

Contamos com todos para animar a Lusófona.

Em destaque vão estar os melhores projetos desenvolvidos no Departamento, apresentados em vários espaços da universidade.

E por ser um dia especial, vamos ter também o lançamento de mais un número do  ‘Medialogias’, o jornal do Departamento.

Não faltes…

Prémios Lusófonos da Criatividade

No próximo dia 25 de Junho realiza-se o V Festival Anual dos Prémios Lusófonos da Criatividade, um festival dedicado ao que de melhor se faz nas áreas da publicidade, design e craft em língua portuguesa.

É o único festival de publicidade dedicado exclusivamente à língua portuguesa, a sexta língua mais falada no mundo.

Desde a criação dos Prémios Lusófonos até ao aparecimento do Lisbon Awards Group, o principal objectivo foi tornar Lisboa e consequentemente Portugal, um polo relevante no que toca à criatividade mostrando ao mundo que neste, apesar de pequeno país, temos óptimos profissionais, muito devido ao contínuo trabalho das faculdades e escolas que têm qualidade reconhecida lá fora.

Este festival tem vindo a afirmar -se como um ponto de encontro entre conhecimentos e experiências entre profissionais de renome mas também entre aqueles que estão a dar os primeiros passos no mercado publicitário.

Em edições passadas estiveram presentes grandes estrelas mundiais da publicidade como Diane Iler-Smith da Ogilvy Healthworld, Claúdio Lima da Cheil, Hugo Rodrigues da WMcCann, Alasdhair McGregor da BETC Paris e Hugo Veiga da AKQA.

Este ano eleva-se a fasquia e para continuar a oferecer a todos os participantes grandes conferências dadas por especialistas do mercado publicitário.

Os oradores bem como os horários das conferências estão disponíveis em https://www.premioslusofonos.com/festival-anual-1
Esta é uma grande oportunidade para todos os estudantes verem de perto o que de melhor se faz no mercado bem como aprender sobre a publicidade.

Este festival é um importante reforço na aprendizagem desenvolvida nas faculdades e, por isso endereçamos este convite a todos os alunos a estarem presentes no próximo dia 25 de Junho, pelas 9h15 da manhã na sede da Microsoft no Parque das Nações.

A entrada é gratuita, devendo apenas, todos os participantes confirmar a presença para geral@premioslusofonos.com

Mais informações

geral@premioslusofonos.com