Conferência – Prof. Doutora Cláudia Álvares

‘A Mediatização do Radicalismo: A Audiência Imaginada dos Vídeos de Propaganda do Estado Islâmico’ é o título da conferência a ser proferida pela Prof. Doutora Cláudia Álvares, dia 26 de outubro, às 18H00m no Auditório Pessoa Vaz, na Universidade Lusófona.

A Mediatização do Radicalismo: A Audiência Imaginada dos Vídeos de Propaganda do Estado Islâmico

Pretende analisar-se a propaganda visual da agência al-Hayat, organização oficial do Estado Islâmico, de modo a traçar as estratégias visuais e verbais de recrutamento dirigidas a uma audiência imaginada.

Depois de se identificar temas-chave em sete vídeos da agência al-Hayat, proceder-se-á a uma análise dos enquadramentos dos conteúdos.

Esta análise assenta no modelo dialógico, pressupondo que os vídeos indicam aquilo que a audiência imaginada ‘deve sentir’ ao se lhe apresentar os temas-chave em termos positivos ou negativos.

Uma estrutura profundamente dicotómica de ‘ingroup’ e ‘outgroup’  fornece o pano de fundo para o enquadramento de determinados temas-chave nos vídeos visionados, servindo como justificação para a Jihad, ou Guerra Santa, mediante a evocação de estratégias de interpelação baseadas na emoção e no imperativo moral.

Cláudia Álvares – Investigadora Principal, nos últimos anos, de três projectos de investigação financiados pela FCT e investigadora de dois projectos internacionais de consórcio, Cláudia Álvares tem sido, desde 2014, membro do painel de avaliação do European Research Council Starting Grants in the Social Sciences and the Humanities.

Foi eleita presidente da European Communication Research and Education Association (ECREA) para o mandato 2012-2016, tendo sido editora da colectânea Routledge Studies in European Communication Research and Education.

Entre as suas publicações principais encontram-se Media in Europe: New Questions for Research and Policy (co-authoria, 2014), Gendered Transformations: Theory and Practices on Gender and Media (co-autoria, 2010), Teorias e Práticas dos Media: Situando o Local no Global (org. conjunta, 2010), Representing Culture: Essays on Identity, Visuality and Technology (org., 2008), Humanism after Colonialism (2006).

Os seus artigos peer-review mais recentes foram publicados nas revistas European Journal of Communication, International Commmunication Gazette, Javnost – The Public e The International Journal of Iberian Studies.

Doutorada pela Goldsmith’s College, University of London (2001), é professora associada na Universidade Lusófona (Lisboa) e docente convidada do Doutoramento em Ciências da Comunicação do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

17 de Outubro – Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2017/2018

Realiza-se no dia 17 de Outubro, pelas 11H00m , no auditório Agostinho da  Silva, a Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2017/2018

O conferencista convidado é o Dr. Ricardo Sá Fernandes, advogado, que apresentará uma oração de sapiência intitulada A abolição da pena de morte em Portugal, inscrita, aliás, na celebração do 150º aniversário da extinção daquela medida de barbárie institucional.

Por se tratar de um momento demonstrativo do dinamismo da nossa Universidade, considera-se importante a presença de toda a comunidade académica.

Programa Semana de Acolhimento 2017/18

Descarregar Programa

18 – 22 de setembro

18 set 2ª feira
Auditório Pessoa Vaz

14H30m – Acolhimento aos novos alunos do departamento

Apresentação do Departamento de Ciências da Comunicação, dos ciclos de estudo e formação avançada.

Apresentação do Centro UNESCO Imagem, Som e Criatividade da Universidade Lusófona

 

19 set 3ª feira
Auditório Pessoa Vaz

14H30m – Workshop em ferramentas digitais para estudantes universitários

Ferramentas de trabalho (pesquisa, gestão bibliográfica, ecossistema Google para estudantes, trabalho on the go, redes sociais e gestão de feeds, gamificação do quotidiano e da aprendizagem, gestão do tempo, outras ferramentas colaborativas, criativas, expositivas e de aprendizagem).

20 set 4ª feira
Auditório Pessoa Vaz

14H30m – Game Over Reload

Apresentação de trabalhos desenvolvidos por estudantes do departamento.

21 set 5ª feira
Auditório Armando Guebuza

10H00m – Apresentação das regras de utilização de espaços e equipamentos da ULHT

21 set 5ª feira
Auditório Pessoa Vaz
  • 14H30m – Mobilidade Universitária
    Apresentação dos programas de mobilidade disponíveis para os estudantes da ULHT e sessão de formação sobre como fazer um CV.
  • 16H00m – Workshop em pesquisa de bases de dados académicas
22 set 6ª feira
Auditório Pessoa Vaz
15H00m – Conferências sobre Comunicação

  • 15H00m – Novas tendências do Jornalismo
    Carla Cardoso
  • 15H30m –Evolução da publicidade audiovisual em Portugal
    Rui Estrela
  • 16H00m – Marketing político
    Jorge Bruno
  • 16H30m – EnoMarketing
    Marta Lopes
25 setembro 2ª feira Início de aulas 1º ciclos
9 outubro 2ª feira Início de aulas 2º e 3º ciclos

Dia 29 de junho – Game Over

Dia 29 de junho é dia de Festa. É o dia de encerramento das atividades letivas do DCC.

Contamos com todos para animar a Lusófona.

Em destaque vão estar os melhores projetos desenvolvidos do Departamento, apresentados em vários espaços da universidade.

E por ser um dia especial, vamos ter também o lançamento do Nº5 do ‘Medialogias’, o jornal do Departamento, e do livro de contos da autoria dos estudantes.