New Opportunities for Europe – 20 de Maio

Seminário ‘New Opportunities for Europe’, dia 20 de Maio de 2019, entre as 14h e as 18h00, no Auditório Prof. José Araújo, no Edifício da Biblioteca Vítor de Sá, na Universidade Lusófona.

Este seminário realiza-se no âmbito do consórcio internacional europeu ‘Platform Europe’, liderado pela Universidade Roma Tre e financiado pelo Parlamento Europeu, envolvendo 28 Estados-membros. O objectivo deste projecto de investigação é o de criar um centro de monitorização das Eleições Europeias (European Monitoring Center – EEMC ), promovendo o debate sobre os temas relacionados com as campanhas eleitorais europeias, ao mesmo tempo que procura contribuir para a mobilização dos cidadãos em torno da importância do voto.

Dada a proximidade das eleições europeias, este evento será uma oportunidade importante para os alunos debaterem temas que estão na ordem do dia.

Programa

ECATI TALKS

Começam amanhã, 10 de abril, às 11.30, as ECATI TALKS, um formato inovador na academia portuguesa.

A Lusófona, sob coordenação de Américo Mateus, Diretor do DELLI RESEARCH HAUS, organiza conversas abertas com especialistas nacionais e internacionais, que pretendem analisar novas perspetivas sobre a criatividade.

Tim Holmes, da Cardiff University, é o primeiro convidado.

O especialista europeu em Estudos de Revista está a ultimar o Handbook of Magazine Studies e é o fundador do ciclo de conferências “Mapping the Magazine” que entra na 6ª edição em 2020, na Lusófona, que aceitou o convite para organizar esta iniciativa internacional que tem o apoio da ECATI, do CICANT e do HEI LAB.

Holmes conversará sobre o tema “Magazine, the Megazine and the Metazine”, as três categorias que o especialista propõe para tentar responder à pergunta “O que é uma revista?”. Esperam-se muitas surpresas num campo que se mantém por desbravar em Portugal, apesar do desenvolvimento internacional que conhece. Esta primeira ECATI TALKS é organizada pela Licenciatura em Comunicação e Jornalismo, as próximas vão percorrer os vários cursos da ECATI, afirmando esta unidade orgânica da Lusófona como uma Escola Criativa.

A Escola de Verão da ECATI 2019 vai incluir um curso em “Revistas na Era Digital I e II” que permite dar a conhecer os Estudos de Revista e lançar os fundamentos para pensar e criar um tipo de publicação que congrega comunidades e se dirige a públicos específicos numa linguagem e design particulares.

Com transmissão via streaming no site da universidade, a Talk “Magazine, the Megazine and the Metazine” acontece no DELLI LAB (sala S01 do campus da Lusófona) e a entrada é livre. Venham daí!

Conferência – Catarina Patrício | O Mágico, o Universalizável e o Possível: Sobre a Estética e a Imaginação em Simondon. | 10 Abr. | 18h | MCB

Catarina Patrício desenvolve a sua atividade entre a prática artística, o ensino e a investigação científica.

Investigadora em pós-doutoramento com bolsa individual da Fundação para a Ciência e Tecnologia no CECL-CIC. Digital-ICNOVA, e doutorada em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa também com bolsa FCT (2014), Patrício é desde 2010 professora de Antropologia do Espaço no departamento de Arquitetura e Urbanismo da ECATI da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Mestre em Antropologia dos Movimentos Sociais pela FCSH-UNL (2008), Catarina Patrício é formada em Pintura pela Faculdade de Belas‑Artes da Universidade de Lisboa (2003) e estudou Fotografia na Fachhochschule Bielefeld (2000). Publica e expõe regularmente.

Resumo

Uma floresta petrifica-se em cristais intensamente coloridos e brilhantes como estrelas, vitrificando em ávida volição as criaturas vivas, o correr do rio, a vegetação e a fuselagem das embarcações.

Suspendeu-se o modo de existência das coisas para se fundar um ciclo inteiramente novo de relações – é este o “Mundo de Cristal”, romance de 1966 de J.D. Ballard, que nos servirá de condutor numa leitura à questão da estética e da imaginação em Gilbert Simondon: a imaginação que, não se desdobrando no fictício, indicia uma verdadeira atividade de realização enquanto pura possibilidade; e o pensamento estético, análogo ao pensamento mágico (e cósmico), como caminho universalizável não exclusivo da obra de arte.

Se uma predisposição para a técnica libertou a figura humana da natureza-fundo, consubstanciando a ruptura com a unidade primitiva, será agora uma realização técnica reticular que se coloca como desafio planetário de possibilidade de uma unidade futura.

Workshops

Calendário dos próximos workshops organizados pela Direção de Gestão e Planeamento Académico da ULHT

Workshop Entrevista

  • 2 Abril | 11 horas
  • Aud. Professor José Araújo
  • Entrada livre | Inscrição obrigatória

Workshop Soft Skills

  • 10 de Abril| 15 horas
  • Aud. Professor José Araújo
  • Entrada livre | Inscrição obrigatória

Workshop Gestão do Tempo

  • 15 Maio| 15 horas
  • Aud. Professor José Araújo
  • Entrada livre | Inscrição obrigatória