Conferência com Professora Isabel Babo

 ‘Acontecimento e experiência. Constelações do sensível’

Quarta-feira |26 JUN – 18H | Auditório Museu Coleção Berardo

Isabel Babo

É agregada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, doutorada em Sociologia pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS) de Paris e licenciada em Filosofia pela Universidade do Porto. Investigadora do CICANT (Centre for Research in Applied Communication, Culture and New Technologies), as suas áreas de especialização são a sociologia do acontecimento, a sociologia da comunicação e as teorias do espaço público, com livros e artigos publicados sobre configuração mediática dos acontecimentos, média, redes, recepção e públicos. É professora catedrática da Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação (FCAATI) e reitora da Universidade Lusófona do Porto (desde julho de 2012).

Resumo

Numa perspectiva comunicacional e de experiência pública, está-se imerso num meio ambiente constituído por acontecimentos, objetos, pessoas, ideias, significações. A expansão da comunicação electrónica, dos seus dispositivos e das redes digitais, faz com que a pluralidade das vozes, imagens e sons ecoe de modo justaposto e disperso, com sobreposições de ecrãs e mediações. Vigora a dispersão. A constelação, diferentemente da linearidade causal e da continuidade, constitui uma categoria que possibilita pensar este real desarticulado. O mesmo se dirá da noção de acontecimento que introduz a descontinuidade e a contingência e, embora seja um objecto privilegiado da narratologia e da história, é do domínio do sensível e do visível, encaixa-se em constelações ou cria-as. Como as noções de acontecimento e de experiência se adequam ao espaço público contemporâneo e à ideia de constelação enquanto meio para pensar a dispersão, é a proposta que se coloca.

International Journal on Stereo & Immersive Media: New Issue Published!

The editors of the International Journal on Stereo & Immersive Media (IJSIM) are pleased to announce the release of a new issue. It includes two invited articles by Juan Rivero/María Teresa Ballesteros and José Antonio Hernández Latas (University of Saragossa) on Spanish stereoscopic photography. The issue is also publishing four peer-reviewed articles on the scales of immersive media (by Nick Jones), on the stereoscopic shows by Francisco Dalmau (by Celia Cuenca), on the early panoramic daguerreotypes by Jules Itier (by Gilles Massot) and on the 1860’s Hungarian photographer Miklós Barabás (by Zsuzsanna Szegedy-Maszák). Congratulations to the authors for their amazing research!

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Conferência Monumentos Fotográficos 15-16 junho Batalha|Leiria

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O conceito de património é indissociável das imagens que representaram os monumentos e os bens culturais no século XIX.

A fotografia foi a principal dessas imagens. Com ela projecta-se a inventariação do património português e empreendem-se inúmeras campanhas com fotógrafos nacionais e estrangeiros que irão alertar para o estado de preservação dos monumentos, assim como assegurar a sua divulgação e reconhecimento geopolítico.

As fotografias de Carlos Relvas, de Charles Thurston Thompson e de Jean Laurent são alguns dos exemplos da forma como a fotografia estuda o monumento, cria-lhe novos pontos de vista e celebra-o esteticamente.

A conferência ’Monumentos fotográficos’ incide tanto sobre as fotografias que se tornaram incontornáveis para pensarmos certos monumentos portugueses, como também sobre todos os monumentos que, desde então, nos vêm interpelando para que os fotografemos.