13 de Fevereiro – Dia Mundial da Rádio – debate

O GT de Rádio e Meios Sonoros da Sopcom, o REC e a rádio ESCS FM associam-se na organização de um debate que assinala o Dia Mundial da Rádio.

O debate realiza-se no dia 13 de fevereiro, domingo, entre as 10.30h e as 12.30h, via zoom. São convidados: Maria Flor Pedroso, jornalista de política da Antena 1; Francisco Nascimento, antigo aluno da UBI e colaborador do REC, atual jornalista na TSF; e Maria José Brites, do projeto Radio Active e investigadora. O debate será moderado por Laura Costa e Francisco Palma da ESCS FM que transmite a iniciativa.

A segunda parte do debate é aberta a perguntas e à participação das escolas parceiras do REC.

Este ano, o tema do Dia Mundial da Rádio é “Rádio e Confiança”. A Unesco destaca o facto de a rádio continuar a ser um dos meios de comunicação mais confiáveis e utilizados no mundo, o que é confirmado por diversos relatórios internacionais. O tema deste ano foca-se em três pontos: Confiança no radiojornalismo; Confiança e acessibilidade; Confiança e viabilidade das estações de rádio.

Inscrições prévias para posterior envio do link:  radioemeiossonoros@gmail.com

Ph.D. Talks – Tom Gunning

No próximo dia 7 de Janeiro, pelas 19h, Tom Gunning, historiador de cinema e de media antigos da Universidade de Chicago, irá apresentar uma comunicação nas ‘Ph.D. Talks’ organizadas pelos Doutoramentos em Artes dos Media e Comunicação e Ciências da Comunicação da Universidade Lusófona. Intitulada ’The Technological Image: Image Movement Perception Devices’, a comunicação de Tom Gunning terá acesso livre e poderá ser assistida por Zoom neste link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83872385507
***
On January 7th, at 7 pm (GMT), Tom Gunning, cinema and early media historian from the University of Chicago, will present a paper in the ‘Ph.D. Talks’ organized by the Doctoral Programmes in Media Arts and Communication and Communication Sciences at Universidade Lusófona. Entitled ‘The Technological Image: Image Movement Perception Devices’, Tom Gunning’s talk will be freely accessible and can be watched by Zoom on this link: : https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83872385507

Investigadora da Lusófona publica na revista Media & Jornalismo

Carla Rodrigues Cardoso, professora do Departamento de Ciências da Comunicação/ECATI da Universidade Lusófona e investigadora do Cicant, acaba de publicar o artigo “Artur Portela (Filho) e as marcas de uma irreverência única no Jornal Novo e na Opção” na revista Media & Jornalismo, em co-autoria com Pedro Marques Gomes, da Escola Superior de Comunicação Social. O artigo desbrava o caminho do jornalista Artur Portela (Filho), fundador do Jornal Novo e da Opção, primeiro jornal diário e primeira newsmagazine, de capitais privados, lançados após o 25 de Abril.

 
image.png

Atribuição de Honoris Causa ao professor Mário Mesquita

O professor Mário Mesquita, Professor no DCC/ECATI, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Lusófona do Porto, pelo reconhecimento da sua obra inestimável na área dos Estudos dos Media e do Jornalismo que compaginou com uma carreira brilhante no jornalismo.

A cerimónia decorreu esta quinta-feira, dia 25 de novembro, na Sala Nobre da Universidade Lusófona do Porto e contou com dezenas de amigos do jornalista e também professor do Departamento de Ciências da Comunicação há mais de 20 anos.