07 de junho – X Seminário Nacional – Literacias, Tecnologia e Inclusão

Com a realização deste  Seminário Nacional, no âmbito do Mestrado em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio, este ano subordinado ao tema «Literacias, Tecnologia e Inclusão», pretende-se produzir e refletir o impacto educomunicacional, pedagógico, cultural e de sensibilização pública no
direito à participação social e qualidade de vida dos cidadãos com deciência, através da consecução
dos seguintes objetivos:
· Contribuir para um alargado e aprofundado debate cientíco sobre as literacias inclusivas e
tecnologias de apoio, salientando o impacto educomunicacional no direito à participação social
e qualidade de vida das pessoas com deciência, com vista à compensação e/ou eliminação das
problemáticas complexas da comunicação e da educação inclusivas, mediante intervenção
precoce na infância e ao longo da vida, bem como das suas implicações na vida familiar, escolar e
social das crianças, adolescentes, jovens, adultos e seniores, com deciência e/ou em situação de risco
de a poder vir a adquirir;
· Provocar um amplo entendimento, intercompreensão e divulgação dos conceitos e práticas
educomunicacionais interventivas no ensino/aprendizagem das diferentes literacias e meios complementares de leitura e de acesso à informação, aplicáveis nas diversas tipologias da deciência e
nos vários níveis etários e de conhecimento;
· Sensibilizar as famílias, prossionais, professores e investigadores, as instituições, os media e as
sociedades civil e sociopolítica, o Estado, para a vital importância do processo da inclusão no desenvolvimento humano e da humanização da vida, com especial enfoque nas crianças, adolescentes,
jovens, adultos e seniores com deciência e/ou em risco de a vir a adquirir;
· Providenciar e fundamentar a necessária consensualidade educomunicacional para uma aprofundada
reexão e consequente atuação e desempenho na estruturação de metodologias e estratégias
que, em intervenção precoce e ao longo da vida, promovam a vital importância e compreensão,
acessibilidade e usabilidade das literacias inclusivas e tecnologias de apoio, visando o desenvolvimento
biopsicossocial, educomunicacional e sociocomunicacional, sócio educativo e sociocognitivo, promotor
de competências pessoais e sociais e fomentador da natural inclusão e qualidade de vida das
crianças, adolescentes, jovens, adultos e seniores com necessidades especiais e respetivas famílias.

PROGRAMA

Site do Seminário 

 

Aula aberta de Marketing Digital

Data

16/05/2018 19h00

Local

S.0.11

No âmbito da Pós-Graduação em Marketing Digital, o professor Nino Carvalho irá apresentar a metodologia de Planeamento Estratégico de Marketing Digital (PEMD) que implementou em empresas como Toyota, Dupont, NFL, EDP, British Council, Ericsson, Aperam e outras.

A palestra irá trazer cada etapa do PEMD com casos ilustrativos de diversas situações reais, seus obstáculos e soluções.

Estudantes de CCC no Diário do Alentejo

Três minutos e vinte e seis segundos para explicar o que os meus alunos da Lusófona e os alunos do Politécnico de Beja andaram a fazer nos últimos dias no Diário do Alentejo.

Eles agradecem-me a mim, mas acreditem que é tudo ao contrário. Está aqui uma mão cheia de putos com um empenho fantástico e está aqui o Paulo Barriga, que teve a coragem de abrir-lhes as portas do seu jornal e com isso dar-lhes asas para voar.

O vídeo foi feito pelo  Francisco Gonçalves, aluno de Ciências da Comunicação e da Cultura e, estou certo, futuro jornalista da nossa praça.

Ver vídeo

Texto de Ricardo J. Rodrigues
Docente da UC de Géneros Jornalísticos – Licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura