mestrado em Estudos em Jornalismo e Media

A Universidade Lusófona vai abrir no próximo ano letivo (2021/22) um mestrado em Estudos em Jornalismo e Media. Alcançamos assim um patamar em que poderemos desenvolver investigação de qualidade nestas duas áreas do saber fundamentais e de grande pertinência social. Asseguramos, também, uma nova via de articulação entre as licenciaturas do nosso Departamento e o seu doutoramento em Ciências da Comunicação.

As primeiras informações, que incluem o Plano de Estudos, encontram-se disponíveis aqui:

https://www.ulusofona.pt/mestrados/estudos-em-jornalismo-e-media

Contamos com todos os contributos que nos quiserem fazer chegar, enviados para a Patrícia (patricia.franco@ulusofona.pt), que irá assegurar a coordenação pedagógica deste novo Ciclo de Estudos.

E, claro, agradecemos a divulgação desta nova aposta nas vossas redes de contactos!

 

Stereo & Immersive Media – fins de semana 11—12 e 18—19 de Junho.

A conferência Stereo & Immersive Media, organizada pela Universidade Lusófona, está de volta numa edição exclusivamente online, a realizar-se nos fins de semana 11—12 e 18—19 de Junho.

Esta conferência é dedicada às tecnologias imersivas, atuais e antigas: desde a fotografia estereoscópica e do cinema 3D à realidade virtual. De forma a explorar estes temas, a conferência contará com conhecidos oradores internacionais, tais como Tom Gunning (Universidade de Chicago), Denis Pellerin (Arquivo de Estereoscopia de Brian May), Elizabeth Edwards (Universidade De Monfort) e Carlos Teixidor (Instituto de Património Cultural de Espanha), assim como com oradores convidados de arquivos e museus europeus, e ainda comunicações de investigadores internacionais distribuídas por 26 sessões temáticas.

A S&I Media 2021 contará ainda com diversos eventos paralelos, tais como um festival de curtas de cinema 3D e a exposição online de estereoscopia “Jorge Marçal da Silva – A Dimensão Imersiva”, uma  apresentação do fotógrafo em parceria com o Arquivo Municipal de Lisboa — Fotográfico, e com curadoria de Sofia Castro e Vitor Gens. Esta exposição, tal como a conferência, recorre ao sistema anáglifo vermelho/azul para que as imagens possam ser visionadas em 3D.

Um dos eventos em destaque será o lançamento do catálogo raisonée da fotografia estereoscópica de Carlos Relvas (dia 18), o mais conceituado fotógrafo português do século XIX. O catálogo baseia-se numa pesquisa que abrangeu dez coleções públicas e privadas de fotografia estereoscópica de Relvas que foram, pela primeira vez, digitalizadas, catalogadas e associadas aos seus respetivos negativos. No seu encerramento (dia 19), a conferência irá ainda incluir um leilão de fotografia estereoscópica e um empolgante cine-concerto 2D-3D do realizador Edgar Pêra intitulado Stravaganza, e que consistirá numa edição e transmissão em direto com filmes 3D.

Para mais informações, visite o sítio da conferência em www.stereoimmersivemedia.ulusofona.pt

Lusófona de parabéns!

A reportagem multimédia “O combate europeu ao frio que nos desune”, da Universidade Lusófona, destacou-se como o único trabalho vencedor votado por unanimidade, na primeira edição do ReportEU, concurso promovido pela Comissão Europeia em Portugal em parceria com a Associação REC – Repórteres em Construção. A cerimónia pública de apresentação dos vencedores acontece online esta sexta-feira, 21 de maio, e é acessível através deste link.

Bianca Gregório, Inês Sousa, Maria Nunes e Talismã Xavier, do 2º ano de Comunicação e Jornalismo, trabalharam durante quatro longos meses com o apoio de uma vasta equipa de docentes. A reportagem inclui texto, vídeo, animação, podcast e infografia animada. Sob coordenação de Carla Rodrigues Cardoso, diretora da Licenciatura em Comunicação e Jornalismo, e de Helena Garrido, professora de Jornalismo Digital e de Jornalismo Económico, a equipa inclui os docentes Ana Figueiras, Elvis Veiguinha, João Antero, Jorge Carvalho, Mésicles Helin, Orlando Franco, Pedro Sousa, Timóteo Rodrigues e Valter Arrais.

Em breve teremos mais notícias!