Seminário Reboot de Marketing Político e Comunicação

A organização do Seminário Reboot de Marketing Político e Comunicação está a oferecer 10 entradas para estudantes e docentes de comunicação.

A Direção de Marketing e Comunicação da Universidade Lusófona está a organizar um sorteio, no dia 29 de maio, aberto a todos os interessados em participar no mesmo. O resultado do sorteio será enviado por email. Todos os alunos e docentes interessados devem inscrever-se até ao dia 28 de maio. Inscrições  ALUNOS   DOCENTES


O marketing político e a comunicação institucional estão a passar por profundas transformações em todo o mundo, fortemente impactados pelas novas tecnologias e pelos canais digitais.

Para debater esse momento altamente disruptivo, profissionais de marketing, comunicação e estratégia do Brasil e de Portugal estarão reunidos em Lisboa, nos dias 5 e 6 de junho, para a edição portuguesa do seminário REBOOT.

O seminário, cuja primeira edição aconteceu em Brasília no início deste ano, pretende aproximar especialistas brasileiros e portugueses para a discussão de “cases” e experiências de sucesso e debater e capacitar os participantes no tocante à nova comunicação política. As tendências da comunicação para 2019 também serão objeto de discussão.

Conheça a programação em: https://seminarioreboot.com/portugal/

Serão dois dias inteiros de debates e palestras sobre temas que norteiam a política, a comunicação e as novas tecnologias.  “É preciso deixar claro que não se trata de um evento de cunho apenas eleitoral, pelo contrário, ele visa debater a comunicação política e institucional permanente, com especial atenção para as novas tecnologias”, disse o diretor da Agência Nuvem, estrategista digital Fred Perillo.

Entre os palestrantes do REBOOT, que acontecerá no auditório da Universidade Lusófona, estão profissionais brasileiros e portugueses, como Chico Santa Rita, Maurício Moura, Ricardo Amado, José Paulo Fernandes-Fafe, Fernanda Zuccaro, Nino Carvalho, Abel Lumer, Fred Perillo, entre outros.

Planejamento e estratégias eleitorais, mobilização e engajamento, canais digitais e performance, neuromarketing, técnicas de storytelling aplicadas à comunicação política, gestão de crise, produção de conteúdo, proteção de dados e privacidade são alguns dos temas a serem abordados. Também serão discutidas as diferenças e similaridades entre o marketing político brasileiro e  o português.

Está confirmada a participação do parlamentar brasileiro Fernando Monteiro, que ministrará a conferência “A nova comunicação digital na visão de um deputado federal brasileiro”.

O seminário REBOOT tem apoio do CAMP Brasil (Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político). “O seminário irá discutir, na essência, como políticos e instituições públicas podem criar estratégias de comunicação, engajamento e relações duradouras e eficientes com os cidadãos e eleitores” finalizou Perillo.

New Opportunities for Europe – 20 de Maio

Seminário ‘New Opportunities for Europe’, dia 20 de Maio de 2019, entre as 14h e as 18h00, no Auditório Prof. José Araújo, no Edifício da Biblioteca Vítor de Sá, na Universidade Lusófona.

Este seminário realiza-se no âmbito do consórcio internacional europeu ‘Platform Europe’, liderado pela Universidade Roma Tre e financiado pelo Parlamento Europeu, envolvendo 28 Estados-membros. O objectivo deste projecto de investigação é o de criar um centro de monitorização das Eleições Europeias (European Monitoring Center – EEMC ), promovendo o debate sobre os temas relacionados com as campanhas eleitorais europeias, ao mesmo tempo que procura contribuir para a mobilização dos cidadãos em torno da importância do voto.

Dada a proximidade das eleições europeias, este evento será uma oportunidade importante para os alunos debaterem temas que estão na ordem do dia.

Programa

alunos do DCC em visita de estudo a Serralves

Na Terça-feira, dia 14 de maio, um grupo de estudantes do 3º ano dos cursos de Ciências da Comunicação e da Cultura e de Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas, visitaram a exposição ‘I’m Your Mirror’, da Joana Vasconcelos, em Serralves (Porto), no âmbito da unidade curricular ‘Atelier de Publicidade’. O objetivo era perceber como a artista, criativamente, recorre a diversos materiais quotidianos, e às respetivas marcas, para a elaboração das suas obras, carregadas de simbolismo, numa interpretação sobre o papel das mulheres, da identidade nacional ou das dinâmicas sociais na contemporaneidade.

Os estudante foram acompanhados pela Professora Cristina Santos

 

ECATI TALKS

Começam amanhã, 10 de abril, às 11.30, as ECATI TALKS, um formato inovador na academia portuguesa.

A Lusófona, sob coordenação de Américo Mateus, Diretor do DELLI RESEARCH HAUS, organiza conversas abertas com especialistas nacionais e internacionais, que pretendem analisar novas perspetivas sobre a criatividade.

Tim Holmes, da Cardiff University, é o primeiro convidado.

O especialista europeu em Estudos de Revista está a ultimar o Handbook of Magazine Studies e é o fundador do ciclo de conferências “Mapping the Magazine” que entra na 6ª edição em 2020, na Lusófona, que aceitou o convite para organizar esta iniciativa internacional que tem o apoio da ECATI, do CICANT e do HEI LAB.

Holmes conversará sobre o tema “Magazine, the Megazine and the Metazine”, as três categorias que o especialista propõe para tentar responder à pergunta “O que é uma revista?”. Esperam-se muitas surpresas num campo que se mantém por desbravar em Portugal, apesar do desenvolvimento internacional que conhece. Esta primeira ECATI TALKS é organizada pela Licenciatura em Comunicação e Jornalismo, as próximas vão percorrer os vários cursos da ECATI, afirmando esta unidade orgânica da Lusófona como uma Escola Criativa.

A Escola de Verão da ECATI 2019 vai incluir um curso em “Revistas na Era Digital I e II” que permite dar a conhecer os Estudos de Revista e lançar os fundamentos para pensar e criar um tipo de publicação que congrega comunidades e se dirige a públicos específicos numa linguagem e design particulares.

Com transmissão via streaming no site da universidade, a Talk “Magazine, the Megazine and the Metazine” acontece no DELLI LAB (sala S01 do campus da Lusófona) e a entrada é livre. Venham daí!