Skip to main content

Notícias

11ª Conferência Comunicação e Jornalismo

 

Clickbait e algoritmos: que futuro para o jornalismo?

 

3 de dezembro – 10.00

Universidade Lusófona

Auditório Agostinho da Silva

 

“Quantas visualizações tem o meu artigo?” Para alguns jornalistas portugueses a resposta a esta pergunta talvez não seja (ainda) uma preocupação, mas na histórica revista americana Newsweek, por exemplo, determina salários e probabilidade de manutenção do posto de trabalho.

Como (sobre)vivem os jornalistas na era do clickbait e dos algoritmos? Sabem domá-los e usam-nos de forma a fazer chegar a mais pessoas os temas que verdadeiramente interessam para uma cidadania informada? Ou trabalham em função das necessidades impostas por métricas que nada percebem de ética, deontologia ou práticas jornalísticas?

Na 11ª Conferência Comunicação e Jornalismo vamos fazer um balanço destas e de outras questões que, por serem incontornáveis para o futuro do Jornalismo, urgem ser debatidas. Para isso, contamos com jornalistas de diferentes idades e experiências: António Marujo (7margens), Leonardo Ralha (Jornal Económico) e Teresa Abecasis (Público).

Teremos connosco, também, a jornalista Joana Beleza, coordenadora da área do multimédia do Expresso, que, pelas funções que desempenha, gere responsabilidades acrescidas todos os dias. Por fim, à Lusófona virá Flávio Martins, cofundador do revisionista.pt, um projeto que permite visualizar as alterações realizadas em artigos online, mesmo quando estas não são assinaladas, ou seja, lança luz pelos caminhos percorridos pelos jornalistas na correria da notícia ao segundo.

A entrada é livre.

 

Participantes:

António Marujo

Jornalista

7Margens (setemargens.com)

 

Flávio Martins

Cofundador do revisionista.pt

Head of Data Science no Value for Health CoLab

 

Joana Beleza

Jornalista e Coordenadora da Área do Multimédia

Expresso

 

Leonardo Ralha

Jornalista

Jornal Económico

 

Teresa Abecasis

Jornalista

Público

 

Moderação: Carla Rodrigues Cardoso

Universidade Lusófona