Skip to main content

Notícias

13 de fevereiro – Dia Mundial da Rádio

A rádio continua a ser um dos mais importantes meios de comunicação e com capacidades únicas no ecossistema mediático.

Os 100 anos de história da rádio não envelheceram o meio e estão repletos de momentos que mostram a capacidade de adaptação que a rádio teve e aprová-lo estão a criação e o amadurecimento de modelos de negócio associados ao meio e a resposta as ameaças provocadas pelo aparecimento da televisão e outros meios audiovisuais e multimédia.

O interruptor da rádio nunca se desligou. Desde os momentos experimentais com origem no fascínio causado pelo aparecimento de uma nova tecnologia, e que mostravam alguma ingenuidade e indefinição funcional, até aos desafios provocados pelos novos modelos de dispersão do meio, como a internet, a rádio sempre soube acompanhar a evolução dos tempos. Hoje, os operadores de rádio encontram novas dinâmicas através de novos modelos de distribuição dos seus conteúdos com recurso a plataformas providenciadas pela internet, seja em streaming ou em podcast.

Hoje, dia 13 de fevereiro o Dia Mundial da Rádio, temos a oportunidade de homenagear este meio, e a melhor forma de o fazer é a escutar um pouco de rádio. Em casa, no carro, no meio da rua ou nos transportes públicos, convido todos a escutarem um pouco de rádio e a redescobrirem este meio mágico e fascinante. A ouvir uma música ou uma conversa interessante, a deixarem-se influenciar pela publicidade ou, para os mais radicais, a produzirem um podcast, hoje é o dia de pensarmos na rádio.