Mapping the Magazine

Tocam em múltiplos universos: história, design, sociologia, estudos de género, gestão, redes sociais, entre outros. Podem ser jornalísticas, institucionais, empresariais, formas de comunicação interna. As revistas são um universo polissémico e a Mapping the Magazine é a única conferência internacional que reúne investigadores de todos o mundo para debater este campo transdisciplinar e fascinante.

 

O programa está online e é quase impossível não haver pelo menos uma comunicação que toque o campo de estudos que os investigadores da CICANT trabalhem. É essa a magia dos Estudos de Revista.

Nesta 6ª edição, a primeira organizada por uma universidade portuguesa, é com alegria que informamos que contamos com um considerável número de investigadores portugueses, entre os quais três do CICANT. A Mapping the Magazine é uma conferência restrita, sem sessões paralelas, o que significa que existe a possibilidade de assistir a tudo na íntegra, da primeira à última sessão.

Destacamos, ainda o Talking Circle. Acontece no final do segundo dia e vai debater de forma aberta o presente e o futuro dos Estudos de Revista com o intuito de estabelecer projetos e definir estratégias.

A língua oficial da conferência é o inglês e as inscrições como “Attendee Only” ainda estão abertas. Mas só até 22 de junho.

Contamos convosco de 1 a 3 de julho e, até lá, acompanhem-nos nas redes sociais!

Mapping the Magazine 6

http://mappingthemagazine.org/

Facebook | Instagram | Twitter

Digital Media Summer Institute estreia online em julho

 Anote na agenda: Digital Media Summer Institute estreia online em julho

O Digital Media Summer Institute é um programa imersivo virtual de 4 dias, destinado ao desenvolvimento colaborativo de projetos de pesquisa. Os tópicos do evento são variados e abrangem desde Interação Humano-Computador (HCI) até Arte Computacional, através de Blockchain, Algogovernança, Machine Learning, Digital Fabrication e Visualização de Dados, sem esquecer a interseção entre arte e tecnologia.
Durante quatro dias muito intensos, um pequeno grupo de estudantes de doutoramento e investigadores selecionados terá a oportunidade única de trabalhar em seus projectos sob o olhar atento e a orientação de importantes pesquisadores internacionais: Denisa Kera, Massimo Menichinelli, Pedro M. Cruz e Sven Meyer.
A ser realizado entre 13 e 16 de julho, o evento também terá palestras abertas ao público (as palestras têm vagas limitadas e é necessário se inscrever com antecedência, exceto para os participantes do evento, que têm vaga garantida). Os responsáveis pelas ctalks serão Ben Stopher, Denisa Kera e Massimo Menichinelli.
Este evento é organizado pelo programa de doutoramento em Media Digitais, resultado de uma colaboração de mais de 10 anos entre a Universidade do Porto e a Universidade NOVA de Lisboa, através do NOVA FCSH e FCT.

Inscrições para participar do evento (bolsas estão disponíveis): https://digitalmedia.summerinstitute.pt
[Texto enviado pela organização]

Call Revista Comunicando – Comunicar em tempos de pandemia

A equipa editorial da Revista Comunicando tem a honra de anunciar a call for papers do v. 9 n. 1 (2020) – “Comunicar em tempos de pandemia”.https://revistas.sopcom.pt/index.php/comunicando/index
A Revista Comunicando, publicação de periodicidade bianual vinculada ao GT de Jovens Investigadores da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM), está a receber propostas de artigos, ensaios, entrevistas, recensões críticas ou outros para o Volume 9, Número 1 (2020). Com chamada permanente aberta a trabalhos das diferentes áreas das Ciências da Comunicação, a revista abre, para este número, uma secção especial subordinada ao tema “Comunicar em tempos de pandemia”.

Serão consideradas propostas de publicação de artigos, ensaios, entrevistas, recensões críticas ou outros relacionados com os seguintes tópicos ou semelhantes:

  • Desinformação/informação na pandemia;
  • Desafios do jornalismo no pós-pandemia;
  • As marcas em tempo de crise: reinventar para renascer;
  • Comunicação de ciência e jornalismo científico;
  • Géneros: estereótipos e desafios das mulheres;
  • Comunicação de risco;
  • Mediatização na educação;
  • Literacia e cidadania nas ferramentas digitais de comunicação.

O prazo final para submissão é o dia 30 de agosto de 2020.

As propostas poderão ser remetidas em português, castelhano ou inglês.
O processo editorial deste volume da Comunicando acontecerá integralmente na plataforma Open Journal Systems (OJS), onde já temos disponíveis todas as edições anteriores .
Qualquer dúvida, estamos à disposição.

[Texto enviado pela organização]

DIGICOM 2020 – 4th International Conference on Design and Digital Communication


5-7 November 2020, Teatro Gil Vicente, Barcelos, Portugal
Call for papers: until May 31, 2020
 
   

The DIGICOM organizing committee invites original contributions in the form of a paper. This invitation is open to all researchers, academics, designers and students whose work falls within the field of Design and Digital Communication, namely:

A) Practical applied projects: projects developed in a research, academic or commercial context, of a practical nature and with a potential social, cultural or economic relevance.
B) Case Studies: description and analysis of projects or research problems in the most different contexts.
C) Literature review: presentation of the state of the art from a certain research problem.
D) Research work: doctoral or master’s research; and new approaches and research frameworks.

Submissions will be accepted in the following topics:

WEB AND MULTIMEDIA DESIGN
· Web Design
· Interface Design
· Usability
· Mobile apps
· Editorial Design on digital media
· Digital Typography
· Multimedia Technologies
· Social Media
· Product Design

GRAPHIC DESIGN AND BRANDING
· Design of Visual Identity
· Branding
· Communication and Strategy
· Communication Design
· Digital Marketing
· Advertisement
· Social media
· Market and Business

MOTION DESIGN
· Video
· Motion Graphics
· Digital and Interactive Television
· Infographics
· Video Games
· Audiovisual Graphics

SOCIETY AND COMMUNICATION
· Theory and History of the Media
· Information Society
· Internet and Social Networks
· Health and wellbeing
· Education, Literacy and Citizenship
· Culture, Countercultures and subcultures
· Visual, Aesthetic and Semiotic Analysis

Papers must have between 2000-3500 words, up to a maximum of 12 pages, fulfil with the formatting guidlines and be written in English (preferred language), Portuguese or Spanish.

Approved English written papers will be published by Springer in a Proceedings book (with ISBN) indexed on Springerlink and Google Scholar, and will also be submitted for ISI Proceedings indexing.

The approved Portuguese or Spanish written papers will be published in a Proceedings book (with ISBN), edited by IPCA.

The authors of the best papers will be invited to write an original chapter in the book “Perspectives on design research: Practices and theories in Design and Digital Communication”, to be published in the Springer Series in Design and Innovation.

For more information:
www.digicom.ipca.pt
Facebook
Instagram

 

[Texto enviado pela organização]