Revista Interações

Estão abertas as submissões para o novo número da Revista Interações publicada pelo Instituto Superior Miguel Torga. A revista publica trabalhos inéditos que apresentem resultados de investigação e/ou reflexão teórica nos diferentes campos das Ciências Sociais e Humanas.
Numa perspectiva editorial interdisciplinar, o objetivo prioritário da Interações é propiciar a reflexão e difusão de conhecimento em áreas das Ciências Sociais e Humanas. A revista aceita artigos de investigação científica, resenhas e ensaios críticos, em português, inglês e espanhol.
A Interações rege-se pelo padrão de revisão double-blind review, garantindo o anonimato de revisores e autores durante todo o processo de revisão.Deadline para submissão de artigos: 25 de setembro
Notificação de aceitação: 17 de novembro
Publicação: dezembro de 2020

Qualquer dúvida deve ser endereçada por email: interacoes@ismt.pt
Os artigos devem ser submetidos através do site: https://interacoes-ismt.com
As normas de publicação e outras instruções para autores podem ser consultadas no site da revista: https://interacoes-ismt.com

International Journal on Stereo & Immersive Media

International Journal on Stereo & Immersive Media (IJSIM) é uma publicação científica de acesso livre com revisão por pares que reflete sobre a cultura progressivamente imersiva dos media. Adoptando uma perspetiva histórica e crítica sobre a imersão, reconhece-se que esta tanto se baseia nas tecnologias sofisticadas da atualidade, como nos media antigos e descontinuados que estimularam e expandiram a perceção no passado. Se por um lado estas tecnologias (desde as vistas estereoscópicas ao cinema, à realidade virtual ou aos videojogos) fortaleceram profundamente o relacionamento humano com mundos virtuais, por outro, também tornaram os documentos visuais mais atraentes, oferecendo-lhes interpretações da realidade mais ricas e inspiradoras. O IJSIM tem como objetivo refletir sobre estes assuntos e acolhe artigos que abordam um ou mais dos seguintes temas:

 

1- Fotografia Estereoscópica e suas Culturas Visuais (séculos XIX a XXI);

2- Arqueologias da Fotografia, do Cinema e do Som;

3- História Científica e Social dos Primeiros Media Imersivos;

4- Cinema 3D, Realidade Virtual e videojogos;

5- Media Arts (Visual / Som) e Imersão;

6- Estudos de Som Urbano;

7- Performance e Media Visuais;

8- Património Cultural e Era Digital;

 

 

Encontre informações de envio em:http://revistas.ulusofona.pt/index.php/stereo/information/authors

 

 

Site do IJSIM: http://revistas.ulusofona.pt/index.php/stereo/

Mapping the Magazine

Tocam em múltiplos universos: história, design, sociologia, estudos de género, gestão, redes sociais, entre outros. Podem ser jornalísticas, institucionais, empresariais, formas de comunicação interna. As revistas são um universo polissémico e a Mapping the Magazine é a única conferência internacional que reúne investigadores de todos o mundo para debater este campo transdisciplinar e fascinante.

 

O programa está online e é quase impossível não haver pelo menos uma comunicação que toque o campo de estudos que os investigadores da CICANT trabalhem. É essa a magia dos Estudos de Revista.

Nesta 6ª edição, a primeira organizada por uma universidade portuguesa, é com alegria que informamos que contamos com um considerável número de investigadores portugueses, entre os quais três do CICANT. A Mapping the Magazine é uma conferência restrita, sem sessões paralelas, o que significa que existe a possibilidade de assistir a tudo na íntegra, da primeira à última sessão.

Destacamos, ainda o Talking Circle. Acontece no final do segundo dia e vai debater de forma aberta o presente e o futuro dos Estudos de Revista com o intuito de estabelecer projetos e definir estratégias.

A língua oficial da conferência é o inglês e as inscrições como “Attendee Only” ainda estão abertas. Mas só até 22 de junho.

Contamos convosco de 1 a 3 de julho e, até lá, acompanhem-nos nas redes sociais!

Mapping the Magazine 6

http://mappingthemagazine.org/

Facebook | Instagram | Twitter

Digital Media Summer Institute estreia online em julho

 Anote na agenda: Digital Media Summer Institute estreia online em julho

O Digital Media Summer Institute é um programa imersivo virtual de 4 dias, destinado ao desenvolvimento colaborativo de projetos de pesquisa. Os tópicos do evento são variados e abrangem desde Interação Humano-Computador (HCI) até Arte Computacional, através de Blockchain, Algogovernança, Machine Learning, Digital Fabrication e Visualização de Dados, sem esquecer a interseção entre arte e tecnologia.
Durante quatro dias muito intensos, um pequeno grupo de estudantes de doutoramento e investigadores selecionados terá a oportunidade única de trabalhar em seus projectos sob o olhar atento e a orientação de importantes pesquisadores internacionais: Denisa Kera, Massimo Menichinelli, Pedro M. Cruz e Sven Meyer.
A ser realizado entre 13 e 16 de julho, o evento também terá palestras abertas ao público (as palestras têm vagas limitadas e é necessário se inscrever com antecedência, exceto para os participantes do evento, que têm vaga garantida). Os responsáveis pelas ctalks serão Ben Stopher, Denisa Kera e Massimo Menichinelli.
Este evento é organizado pelo programa de doutoramento em Media Digitais, resultado de uma colaboração de mais de 10 anos entre a Universidade do Porto e a Universidade NOVA de Lisboa, através do NOVA FCSH e FCT.

Inscrições para participar do evento (bolsas estão disponíveis): https://digitalmedia.summerinstitute.pt
[Texto enviado pela organização]