Conferência – António Sousa Dias

Quarta-feira | 26 FEV 2020 – 18H | Auditório Museu Coleção Berardo

Música e Tecnologia. Trabalhando nos territórios do “entre”.

                                   

António Sousa Dias

Compositor, artista multimédia, performer e investigador, António de Sousa Dias é doutorado em Estética, Ciências e Tecnologias das Artes, diplomado com o Curso Superior de Composição e professor Associado na Faculdade de Belas Artes (Universidade de Lisboa). Autor de música para filmes, documentários e animação, bem como de obras explorando diversas formações e géneros, no seu percurso, a performance e o teatro musical também desempenham um papel importante tal como, actualmente, o multimédia, a instalação e a criação visual.

Resumo

A música ocidental de caracter erudito, articula-se num permanente vai-vem entre arte, ciência e tecnologia. A combinação de saberes requerida para lidar com esta realidade e a necessidade de meios para a exploração deste território, levaram-me  a desenvolver estratégias para lidar com a correlação entre materiais heterogéneos baseados em notas, processos e sons.
Nesta conferência, para além de alguns exemplos da referida articulação irei focar-me em algumas estratégias de criação musical explorando o que eu designo de territórios do “entre”.