Skip to main content

Notícias

Estudantes da licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura ganham prémio de jornalismo

Jéssica Ferreira (uma das estudantes de CCC vencedora do prémio) e o professor Ricardo Rodrigues momento após a entrega do prémio

Filipa Coelho, Jéssica Ferreira e Juliana Mendes venceram ontem, 20 de dezembro, o Prémio de Comunicação 2016 “Pela Diversidade Cultural”, na categoria Prémio Jovem.

As três universitárias, alunas do curso de Ciências da Comunicação e da Cultura da ULHT, foram galardoadas pela reportagem “Depois da tempestade, o Alentejo”.

O artigo retratava a dura viagem de quatro refugiados desde a Síria até Beja, atravessando a guerra e o mar da morte.

Foi publicada em abril no Diário do Alentejo (DA), no âmbito de um projeto da cadeira de Géneros Jornalísticos, orientada pelo professor Ricardo J. Rodrigues.

Depois de proporem e investigarem os temas em Lisboa, os estudantes receberam formação de repórteres especializados nas áreas em que iam trabalhar e foram integrados durante três dias na redação do DA, em Beja.

Ali, foram para o terreno, descobriram histórias, escreveram reportagens e entrevistas.

A edição especial do jornal – que antecipava as comemorações do 25 de Abril e a abertura da Ovibeja – foi assinada pelos estudantes da Lusófona.

Este artigo de Filipa Coelho, Jéssica Ferreira e Juliana Mendes fez capa desse jornal e o júri premiou-o por “promover a diversidade cultural e combater a discriminação em função da nacionalidade, etnia, religião ou situação documental”, lê-se no comunicado oficial.

Atribuído pelo Alto Comissariado para as Migrações, o júri distinguiu também os jornalistas Carlos Santos Almeida (menção honrosa) e Patrícia Duarte (prémio), do jornal Região de Leiria, na categoria Órgãos de Informação Locais e Regionais.

Sofia da Palma Rodrigues e Catarina Gomes, ambas do Público, venceram ex-aqueo o prémio de Imprensa, Carolina Ferreira e Pedro Teodoro, da Antena 1, ganharam uma menção honrosa em Rádio e o Teatro Ibisco venceu o prémio Diversidade nos Guiões.

A jornalista Catarina Neves, da SIC, juntou ao Prémio de Televisão o Grande Prémio Diversidade Cultural.

Ler a reportagem “Depois da tempestade, o Alentejo”