Skip to main content

Notícias

Música e Artes Plásticas: afinidades e entendimentos no século XX e XXI

Quarta-Feira | 29 de Janeiro – 18h | Auditório Museu Coleção Berardo


Por Rita Lougares

Licenciada em história, com pós-graduação e mestrado em Conservação e Museologia.
Desde Março de 1993, desempenhou o cargo de Conservadora no Centro Cultural de Belém em Lisboa, primeiro no Centro de Exposições e a partir de 1 de Junho de 2007, com a cedência deste espaço à Coleção Berardo, no Museu Coleção Berardo.
Em Abril de 2018 foi nomeada Diretora do Museu Coleção Berardo.
Nestes últimos 25 anos adquiriu e desenvolveu uma experiência profissional apreciável em museologia, nomeadamente nas áreas de conservação, produção e organização de exposições de arte moderna e contemporânea, na coordenação de equipas e projetos, bem como em muitas outras áreas ligadas à gestão de um museu.
Durante este longo período teve igualmente oportunidade de estabelecer contacto com inúmeros artistas e instituições, nacionais e estrangeiras. Teve oportunidade de viajar e de conhecer como funcionam diversas instituições internacionais.

Resumo

O objetivo desta conversa é inter-relacionar a música e artes plásticas, através da compreensão das convergências das duas expressões artísticas. Pretende-se contextualizar do ponto de vista histórico e estético os fenómenos artísticos identificando as principais problemáticas, tendências estilísticas, obras e artistas. Esta dupla abordagem (sonora e plástica), terá em conta alguns exemplos artísticos internacionais e nacionais, de obras que pertencem ao acervo do Museu Coleção Berardo analisadas pela  perspetiva da História da Arte.