Skip to main content

Notícias

O mundo já existe sem nós

Dia 29 de Abril irá decorrer uma conferência no Âmbito do V Ciclo de Conferências Internacionais ECATI/MCB, denominado de “O mundo já existe sem nós”.

Alberto Toscano será figura de destaque na conferência que irá ter lugar na Sala Sophia de Mello Breyner (Piso 2 do Centro Cultural de Belém), às 18h.

A entrada é livre mas sujeita aos lugares disponiveis.

Eis algumas notas do próprio:

“Nesta palestra irei desenvolver alguns dos temas delineados no meu livro Cartographies of the Absolute, publicado recentemente em coautoria com Jeff Kinkle, acerca da possibilidade de representação do capital contemporâneo nas artes visuais.

Irei analisar, em particular, as razões para o contínuo despovoamento dos cenários do capitalismo tardio, nomeadamente o modo como isso é evidenciado na fotografia contemporânea.

Em diálogo com Representing Capital de Fredric Jameson e o recente Photography and its Violations de John Roberts, e com a persistente crítica de Allan Sekula ao momento da “nova topografia” na fotografia norte-americana, irei discutir como certas dinâmicas da economia política contemporânea – desde a redução da importância da mão-de-obra no processo da produção à financeirização da indústria imobiliária, da desindustrialização à primazia da logística – são refletidas, e também distorcidas, na produção contemporânea de imagens, dando expressão a um imaginário no qual, parafraseando os comentários de Sekula sobre a “escola de fotografia tipo bomba de neutrões”, as pessoas desaparecem, mas os edifícios permanecem incólumes.”