Pós-cinema: reenquadrando práticas artísticas dos media

Quarta-feira, 18 de abril às 18h
Auditório do Museu Colecção Berardo – Entrada Livre

Abstract

As práticas artísticas mediáticas estão hoje a mudar rapidamente e constituem-se como um elemento central na reconfiguração do cinema contemporâneo.

Ainda que o termo «investigação artisticamente alicerçada» (artistic based research) seja contestado, com um conjunto de outros conceitos em competição para ocuparem esse espaço concetual, a imagem fílmica não deixa hoje de ser tanto um instrumento de investigação – sendo mesmo uma das sua caraterísticas nucleares em muitos domínios – como um objeto de atenção e escrutínio.

É este duplo papel e função que lhe confere uma posição privilegiada para nos poder ajudar a pensar o que é o pós-cinema.

Nesta conferência pretendemos dar conta dos elementos fundamentais do que seja a investigação artística alicerçada nas práticas cinematográficas e relacionar esta com algumas das varáveis que no presente estão a reenquadrar a experiência cinemática.

Conferencista

Manuel José Damásio é director do Departamento de Cinema e Arte dos Media da Universidade Lusófona.

Professor agregado pela Universidade do Minho, Doutorado em Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa.

Autor de diversos livros e artigos em publicações nacionais e internacionais com revisão por pares.

Possui uma vasta experiência em consultoria e produção audiovisual e multimédia.

É membro do Comité Executivo da GEECT / CILECT e membro da European Film Academy.

Nova edição do International Journal on Stereo and Immersive Media

O novo número do International Journal on Stereo and Immersive Media (IJSIM) já está disponível.

Esta nova edição apresenta dois artigos realizados por convite aos investigadores em fotografia e som Nuno Borges de Araújo e Luís Cláudio Ribeiro, e quatro artigos com revisão por pares da autoria de Paolo Parmeggiani, Thaís Amorim Aragão, Sandra Camacho e Maria Isabela Mendonça.

Esta edição inclui uma nova ferramenta de ampliação de imagem incorporada nos PDFs que permite uma “inspeção visual” melhor. Para ativá-lo, baixe cada PDF para o seu computador.

Para incentivar mais submissões em papel, o nosso prazo para a edição do nº 3 foi estendido até 30 de abril.

A MÃO QUE LIBERTA: APROPRIAÇÃO E SUBJECTIVAÇÃO


Quarta-feira, 21 de março às 18h
Auditório do Museu Colecção Berardo – Entrada Livre

Abstract

Desde a reprodutibilidade técnica, da fotografia e do cinema, até ao digital e às bases de dados cibernéticas, a cultura e a arte contemporâneas têm explorado aquilo que, por um lado, é a hipótese de constituição de um arquivo universal, que tudo armazena e operacionaliza e, por outro, se apresenta como uma cultura da pós-produção que, trabalhando esse arquivo, se baseia em processos de apropriação, reutilização e recontextualização.

Se, na procura de categorizar esta tendência, um certo discurso crítico insistiu na morte do autor, na ideia de obra aberta ou na crítica do consumismo, o que pretendemos focar nesta conferência é a cultura da apropriação como um exercício de subjectivação – a abertura de uma falha através do gesto de reclamar para si o que já foi estabilizado.

Em certa medida, retomamos aqui o que Walter Benjamin considerou ser o coleccionismo, enquanto disposição que liberta os objectos do carácter instrumental da História (ou do seu elemento cínico).

Neste sentido, procuramos pensar a cultura da apropriação como uma matriz especulativa que expõe a História ou, mais especificamente, o passado como qualquer coisa incompleta e potencialmente heterogénea em relação ao que foi reificado e inscrito.

No limite, trata-se de questionar a cultura da pós-produção como uma perpétua e inacabada cultura da pré-produção.

Conferencista

Manuel Bogalheiro é Professor nos cursos de Ciências da Comunicação na Universidade Lusófona do Porto, na qual dirige o Doutoramento em Arte dos Media.

É Doutorado em Ciências da Comunicação – Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias pela FCSH-UNL. Investiga e publica nas áreas da Filosofia da Técnica, da Teoria da Cultura e da Estética