Skip to main content

Notícias

Quarta-feira |25 SET – 18H | Auditório Museu Coleção Berardo

Para quem falo agora na ausência de um corpo?
Arte e público: entre o real e o virtual.

Carlos Pimenta: Encenador, Professor e investigador. Licenciado em Ciências da Comunicação – comunicação, cultura e arte (Universidade Nova de Lisboa). Mestre em Ciências da Comunicação (Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias – UNL). Doutorando em Ciências da Comunicação – ECATI / ULHT. Curso de Gestão das Artes | Instituto Nacional de Administração. Curso de Fotografia (Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual). Além da atividade artística exerceu diversos cargos ao nível da gestão cultural. Publicou diversos artigos sobre cultura e teatro, em revistas nacionais e estrangeiras. Enquanto encenador dirigiu mais de duas dezenas de espetáculos nas principais salas do país. Desde há cerca de dez anos tem vindo a interessar-se particularmente pelas relações entre arte, cultura e tecnologia. Em 2004 foi distinguido pelo Governo Francês com o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras.

Resumo: Vivemos, cada vez mais, uma ideia de comunidade virtual, interativa e de cultura pluralista, em que a audiência está liberta de posturas tradicionais, promovendo a dialéctica rede | ser num contexto de contaminações (artes, audiências e media) tecendo uma arquitetura dirigida a uma outra ideia de espaço comum enquanto promotor de desenvolvimento pessoal, cultural, tecnológico e social.

No entanto, uma questão deverá ser suscitada: terá a representação do real, decorrente de uma crescente sofisticação tecnológica, levado o homem a ausentar-se da sua noção tradicional de comunidade?