Skip to main content

Notícias

Seminário Desporto na Europa: Media e Identidade

  • 9 de Maio | DIA DA EUROPA 2017

  • Auditório U.0.8 ULHT | Campo Grande, 388

Nas sociedades contemporâneas globalizadas, o desporto, em particular o futebol, tornou-se um meio de excelência na construção de identidades.

A forte mediatização dos campeonatos nacionais e competições europeias ou continentais tem contribuído para o reforço do sentido de pertença a comunidades, cidades, regiões, Estados-nação ou Continentes. O Seminário “Desporto na Europa: Media e Identidades” visa justamente aprofundar esta realidade, na data em que se comemora o Dia da Europa.

O evento, organizado pelo CPES – Centro de Pesquisa e Estudos Sociais, com a parceria do CICANT e do CICPRIS, centros de investigação da ULHT, e o GT Jovens Investigadores da SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, realiza-se no dia 9 de Maio de 2017, no auditório U.0.8, Edifício U do Campus da ULHT ao Campo Grande.

Na Sessão I, o workshop “Media e Desporto: Abordagens e Metodologias de Investigação” tem a participação e coordenação de Daniel Cruzeiro, Professor de Jornalismo Desportivo da ECATI-ULHT, e investigador do CIC-DIGITAL-Polo CICANT, e a apresentação dos trabalhos de pesquisa de PhD students do RG Media e Desporto (CPES).

De seguida, na Sessão II, estará em análise e debate o tema “Europa: Futebol, Media e Globalização“, com a participação e coordenação de Carla Rodrigues Cardoso do CIC-DIGITAL-Polo CICANT, diretora da Licenciatura em Comunicação e Jornalismo da ECATI-ULHT, e a apresentação das conferências:

“Futebol: globalização do espectáculo e identidades”, por Salomé Marivoet, directora do CPES, do Mestrado em Sociologia do Desporto da FEFD e da Licenciatura em Sociologia da FCSEA da ULHT.

“Football and Europe: beetween communities and nations”, por William Gasparini, investigador visitante do CPES, Professor da Faculté des Sciences du Sport de l’Université de Strasbourg e diretor adjunto da École doctorale “Sciences Humaines et Sociales. Perspectives européennes”, atualmente titular de uma cátedra europeia Jean Monnet.