Seminário – As Pessoas Cegas e com Baixa Visão na CPLP – 1, 2 e 3 de junho
Numa organização do Mestrado de Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio (MCATA) e Departamento de Ciências da Comunicação da Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação (ECATI) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), realiza-se nos dias 1, 2 e 3 de junho, no auditório Agostinha da silva da Universidade Lusófona.
O Seminário «As Pessoas Cegas e com Baixa Visão na CPLP», pretende aferir as realidades na vida destes cidadãos e encontrar soluções ajustadas para as mesmas, com enfoque na educomunicação inclusiva em intervenção precoce, na vida e empregabilidade, apresentar desafios e propostas no século XXI para o levantamento das diferentes dificuldades das pessoas com problemas visuais na Comunidade de Países em que tem lugar a Língua Portuguesa e equacionar hipóteses para se estudarem as etapas possíveis e mais eficazes em busca do caminho para a sua vida em cidadania, equidade em direitos e oportunidades, para a qualidade de vida e natural inclusão social.
É mais um claro propósito e incisiva aposta do Mestrado de Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio para prosseguir o aprofundamento saudável da questão da inclusão das pessoas com deficiência, no caso, essencialmente das pessoas com deficiência visual, procurando atingir objetivos no enquadramento de comunicações nos seguintes Painéis:
- Nas Políticas e Estratégia da CPLP: Realidades, Propostas e Desafios na Área da Tiflologia;
- Profilaxia e Educação/Dificuldades de Aprendizagem nas Crianças com Problemas Visuais: Visão Lions e Rotary em Portugal;
- Investigação, Metodologias e Tecnologias de Apoio: Realidades Inclusivas em Portugal e no Brasil;
- ONGD Causa Maior em Articulação com Outras Instituições no Desenvolvimento de Projetos Educativos/Formativos (Também na Área da Tiflologia) em Portugal e na CPLP;
Ao mesmo tempo, também é objetivo deste evento contribuir para um alargado e aprofundado debate científico sobre as questões em referência (no espaço da CPLP), salientando o impacto educomunicacional no direito à participação social e qualidade de vida das pessoas com problemas visuais, com vista à compensação e/ou eliminação das problemáticas complexas da comunicação e da educação inclusivas, mediante intervenção precoce na infância e ao longo da vida, bem como das suas implicações na vida familiar, escolar e social das crianças, adolescentes, jovens, adultos e seniores, com deficiência visual e/ou em situação de risco de a poder vir a adquirir.