Museu Bordalo Pinheiro e a Universidade Lusófona de Lisboa festejam o nascimento de Rafael Bordalo Pinheiro
O Museu Bordalo Pinheiro e a Universidade Lusófona festejam o nascimento de Rafael Bordalo Pinheiro, o Mar e o vôo das andorinhas em anúncio de Primavera.
Dia 21 de Março celebra o nascimento de Rafael (1846-1905), a chegada da Primavera e o Dia Aberto às Universidades que, em 2019, é dedicado ao Mar.
Convidamos todos os estudantes do Ensino Superior a juntarem-se a nós e a participar do intenso programa organizado para oferecer um dia bem passado – pontuado por momentos lúdicos, artísticos e tecnológicos.
O Museu Bordalo Pinheiro será o espaço de acolhimento das atividades, à exceção do passeio sempre alegre das mascotes Zé Povinho, Bordalo Pinheiro e Gata Pili, à hora de almoço, pelo Jardim do Campo Grande – são incontroláveis, estes gigantes feitos de pano e gargalhadas…
Entre oficinas de cerâmica e areia do mar; um móbil animado de criaturas marinhas que falam oceanês; visitas livres ao Museu; exposições temporárias e exibição de filmes, o ponto alto das festas será a apresentação de pequenos robots capazes… de apagar as velas do bolo de Bordalo Pinheiro!
Da parte dos estudantes pedimos apenas boa disposição e, caso saibam cantar ou tocar um instrumento, são bem vindos ensaios de improviso. Afinal, é dia de renascimentos: impõe-se navegar num azul cheio de esperança no futuro.
Mais informações aqui
Programa
11 horas | Instalação Canções de Marear
Móbil sonoro interativo a partir de ilustrações de Rafael Bordalo Pinheiro. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Responsáveis: José Carlos Neves e João Alves.
13h30 | As mascotes vão ao jardim
Passeio das mascotes Bordalo Pinheiro e Zé Povinho pelo Jardim do Campo Grande. Responsável: Museu Bordalo Pinheiro.
14h30 | Animações bordalianas
Mostra de trabalhos dos alunos de 2º ano do curso de animação digital. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Responsável: Pedro Serrazina.
15 e 17 horas | Oficina plástica
Trabalho em barro e recriação de figuras marítimas. Responsável: Francesca Casolino, Museu Bordalo Pinheiro.
16 horas | As formas da areia
Oficina de moldes com areia e aprendizagem de técnica de construção de formas tridimensionais. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Responsável: Inês Marques
15, 16 e 17 horas | Máquinas de apagar velas
Mostra de pequenos robots cuja proeza consistirá em apagar a vela de aniversário de Bordalo Pinheiro. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Responsável: Fernando Duarte.
15 horas | ResponSEAble
Apresentação de filmes em vídeo, animações e conteúdos do projeto. Responsável: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
16 horas | + Mar
Mostra de trabalhos de alunos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia dedicados ao tema do Mar. Responsável: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
17 horas | Vídeos VR
Demonstração de trabalhos da ULHT com ligação às temáticas Mar e Bordalo. Responsável: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
18h30 | Rafael Bordalo Pinheiro, uma vida em desenhos
Lançamento da BD “Rafael Bordalo Pinheiro, uma vida em desenhos” pela Associação Tentáculo, numa parceria com o Museu Bordalo Pinheiro.