Dois Centros Universitários… um mundo!
Vivemos uma época muito especial para a nossa Universidade: a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e a Universidade Lusófona do Porto são, agora, uma só instituição de Ensino Superior, com Centros Universitários nas duas principais cidades de Portugal.
Desde a sua criação, em 1998, a Universidade Lusófona protagonizou um significativo desenvolvimento em todos os seus níveis de atuação: académico, de investigação, de internacionalização e de ligação à comunidade. Este desenvolvimento institucional ímpar permitiu à Universidade Lusófona posicionar-se hoje como uma Universidade de referência nos diversos espaços de ensino superior onde tem intervenção.
Sinto-me honrado de ser o Reitor da Universidade Lusófona (ULusófona) e muito orgulhoso da comunidade académica que lidero: estudantes, docentes e colaboradores. Asseguro que trabalharei, incansavelmente, com toda a equipa reitoral e certo do apoio de todos, para continuar a investir no sucesso dos estudantes, na mais alta qualificação dos docentes, elevando a reputação da nossa Universidade, através da inovação pedagógica, do investimento na investigação e inovação, no incremento da internacionalização, sempre com o nosso compromisso com a diversidade, a equidade e a inclusão.
Estudantes, professores, colaboradores e administradores, alumni e amigos da Universidade, empenhar-nos-emos em continuar a construir e a desenvolver a ULusófona como a maior instituição universitária de Ensino Superior Privado em Portugal, comprometida com a produção, disseminação e preservação do conhecimento e do saber responsável.
Através de um número crescente de ciclos de estudo e atividades de formação ao longo da vida, estamos empenhados e qualificados para proporcionar uma educação que se concentre na efetiva preparação e desenvolvimento de competências académicas, pessoais e sociais necessárias ao futuro. A nossa aposta ambiciosa na investigação alinha-se com as prioridades nacionais e europeias de desenvolvimento e de sustentabilidade, com especial atenção ao Espaço Lusófono do Ensino Superior, em que somos parceiro incontornável e bem presente. Continuaremos a afirmar-nos de forma empenhada, com elevado nível de excelência e de qualidade, no desenvolvimento do Espaço Europeu do Ensino Superior. Exemplo desse compromisso é a FilmEU, que resulta de um consórcio de 8 Escolas Europeias para criar uma Universidade Europeia nas áreas do Cinema e Artes do Media, que seja uma referência para instituições similares. Liderado pela ULusófona, este ambicioso projeto assume-se como um dos projetos bandeira da União Europeia, no âmbito da sua “estratégia para as Universidades”. A ULusófona está apostada em ganhar o futuro e continuará a avançar na prossecução da sua missão como Universidade de primeira linha, apresentando evidentes vantagens competitivas e um percurso histórico que muito nos honra. As nossas prioridades institucionais centram-se no sucesso dos nossos estudantes, baseado num modelo pedagógico inovador e no rigor da investigação e da inovação, apostando na internacionalização, no envolvimento e serviço à sociedade, tendo sempre presentes objetivos de diversidade, equidade e inclusão, prosseguindo o desenvolvimento de uma política cultural assente em parcerias com a comunidade. Atenta às necessidades de transformação digital, sem descurar o bem-estar de todos os colaboradores e a constante promoção da qualificação da equipa docente, a ULusófona assume-se como uma Universidade de referência no panorama nacional e internacional, como especial relevo no mundo lusófono.
Perante os novos desafios com que está confrontada a Universidade tem de se transformar para poder continuar a ser aquilo que sempre foi: espaço de autonomia e liberdade, onde se produz e desenvolve conhecimento e saber. Por necessidade e essência, a Universidade tem de estar aberta ao mundo, tornando-a num ponto de cruzamento entre a aprendizagem; a investigação teórica, aplicada, artística e laboratorial; a intervenção cultural e social na comunidade; e ainda de relacionamento sinérgico com o mundo empresarial e atividade económica. Trata-se de estar atento e recetivo, de forma crítica, a tudo o que fortalece a nossa missão essencial de promover o Saber.
Universidade Lusófona
Dois Centros Universitários… um mundo!Professor Doutor José Bragança Miranda
Reitor