Skip to main content

Notícias

“Rádio e Paz” – GT Rádio e Meios Sonoros da Sopcom assinala o Dia Mundial da Rádio13 de fevereiro – Dia Mundial da Rádio

Em 2011, a UNESCO lançou o desafio de celebrar, anualmente, o Dia Mundial da Rádio, como forma a alertar o público para a importância da rádio no acesso à informação e na cooperação internacional entre diferentes emissoras. Este ano o mote para as celebrações tem como título “Rádio e Paz”.

O Grupo de Trabalho (GT) Rádio e Meios Sonoros da Sopcom associa-se a esta iniciativa e promove, no dia 13 de fevereiro de 2023, a partir das 14h30, um debate entre alunos, investigadores e profissionais da comunicação sobre o contributo da comunicação sonora e radiofónica para a resolução de conflitos à escala local, nacional e global.

A sessão realiza-se no Auditório da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), e conta com a participação de Sofia da Palma Rodrigues, jornalista da revista digital DIVERGENTE, e Nuno Amaral, jornalista da Antena 1, correspondente em Paris. O evento será igualmente transmitido no Zoom.

Programa:

13 de fevereiro de 2023

14h30 | Sessão de Abertura

Maria Cristina Azevedo Gomes | Presidente da ESEV

Fábio Ribeiro | Coordenador do GT Rádio e Meios Sonoros da Sopcom

14h45 | Debate “A rádio e a paz”

Sofia da Palma Rodrigues | jornalista DIVERGENTE

Nuno Amaral | jornalista Antena 1

Moderação: Luís Bonixe | Coordenador-Adjunto do GT Rádio e Meios Sonoros da Sopcom

Esta iniciativa tem o apoio da Sopcom – Associação Portuguesa para as Ciências da Comunicação, do Instituto Politécnico de Viseu e do REC – Repórteres em Construção.

A entrada é livre. Cartaz em Anexo.

—-

Biografia curta de Sofia Palma Rodrigues

Jornalista com experiência de reportagem em diferentes países da Europa, África e América do Sul. Autora de grandes reportagens de investigação que cruzam os mundos do jornalismo, do documentário e da academia. Em 2014, cofundou a DIVERGENTE, uma revista digital de jornalismo narrativo que testa novos formatos para apresentar histórias jornalísticas. Sofia tem um Doutoramento em Pós-Colonialismos e Cidadania Global pela Universidade de Coimbra.

Biografia curta de Nuno Amaral

Nuno Amaral é formado em Sociologia e Comunicação Social, foi jornalista da TSF, Público e correspondente da América Latina. Atualmente trabalha na Antena 1. Tem desenvolvido reportagens em zonas de conflito armado, como na Ucrânia, e passou, também mais recentemente, pelo Brasil, onde acompanhou as últimas eleições presidenciais.