Skip to main content
universidade lusófona
Departamento

Investigação

A investigação desenvolvida pelos Professores do Departamento de Ciências da Comunicação, da Universidade Lusófona, apresenta-se como um dos pilares fundamentais da atividade académica e científica da instituição e contribuiu para a produção de conhecimento crítico, inovador e relevante nas áreas da comunicação, dos media, do jornalismo, da publicidade, das relações públicas e das indústrias criativas.
 
Grande parte destes docentes integra o Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT), uma unidade de investigação reconhecida pela sua abordagem interdisciplinar. O centro promove investigação teórica e aplicada na intersecção entre os media, a sociedade, a literacia, as artes, a cultura e as tecnologias.
 
A investigação desenvolvida articula-se com os principais desafios contemporâneos, aliando produção científica de qualidade à transferência de conhecimento para a sociedade. Este trabalho sustenta um ecossistema de investigação dinâmico, crítico e comprometido, reforçando o papel da universidade na reflexão, inovação e intervenção em comunicação.
 
Publicações associadas ao DCC:
 
CaleidoscopioCaleidoscopio
 
A Caleidoscopio – Revista de Comunicação e Cultura é a revista científica do Departamento de Ciências da Comunicação da ECATI – Escola de Comunicação, Artes, Tecnologia e Inovação da Universidade Lusófona.
 
Fundada em 2002, regressa em 2025 com a sua segunda série, afirmando-se como uma revista académica de acesso aberto, multilingue e de vocação interdisciplinar, dedicada a abordagens críticas à comunicação, aos media, às tecnologias e às artes nas sociedades contemporâneas.
 
 
 
IJMSIJMS
O International Journal of Magazine Studies (IJMS) afirma-se como uma plataforma internacional de excelência para partilha de conhecimento científico avançado, promovendo uma compreensão aprofundada da natureza dinâmica e do papel social, cultural e comunicacional do formato revista na sociedade contemporânea.
 
Enquanto revista académica de acesso aberto, o IJMS adota um rigoroso sistema de revisão por pares duplamente cega, assegurando elevados padrões de qualidade científica e editorial. A sua vocação internacional reflete-se também no carácter multilíngue, acolhendo artigos originais em inglês, francês, português e espanhol, contribuindo para a circulação global do conhecimento e para o diálogo entre diferentes tradições académicas no campo dos estudos de revista.