Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

Professores do DCC acolhem mobilidade FilmEU+

A Universidade Lusófona, através do MagLab (CICANT), liderou pela primeira vez um projeto de mobilidade FilmEU+ dedicado ao Jornalismo Interconectado. A iniciativa, intitulada “Interconnected Journalism: reconnecting people to and through the media”, decorreu entre 7 e 9 de janeiro de 2026 e promoveu a colaboração entre docentes da Baltic Film, Media and Arts School da Universidade de Tallinn (Estónia) e do Dún Laoghaire Institute of Art, Design and Technology (Irlanda).

As actividades foram coordenadas por Carla Rodrigues Cardoso, Ana Figueiras e Ilo Alexandre, professores do Departamento de Ciências da Comunicação. Durante os três dias, participaram Alessandro Nani (TLU BFM) e Marissa Aroy (IADT), tendo sido desenvolvidas iniciativas enquadradas no modelo de Jornalismo Interconectado. Esta nova abordagem propõe a selecção de temas actuais e relevantes, trabalhados a partir das perspectivas de diferentes comunidades, procurando reforçar a ligação entre os media e o público.

O programa incluiu ainda uma apresentação de Pantelis Vatikiotis, da Universidade Panteion (Grécia), que lecciona Jornalismo Interligado em colaboração com o MagLab. Eduarda Alves e Inês Ramos, estudantes finalistas da licenciatura em Comunicação e Jornalismo da Universidade Lusófona, partilharam também a sua experiência na produção da primeira reportagem interligada publicada num órgão de comunicação social.

O projeto contou ainda com o contributo de Pantelis Vatikiotis, da Universidade Panteion (Grécia), que lecciona Jornalismo Interconectado em colaboração com o MagLab, e com a participação de Eduarda Alves e Inês Ramos, estudantes finalistas da licenciatura em Comunicação e Jornalismo da Universidade Lusófona, que partilharam a sua experiência na produção da primeira reportagem interconectada publicada num órgão de comunicação social.

Este intercâmbio académico estabeleceu as bases para futuras colaborações que pretendem tornar o panorama mediático europeu mais inclusivo e integrado, reforçando a ligação entre os cidadãos e a informação.